Palestra 12 – Rodolfo Montosa
Por: Daniel Lopes
Na vida de Jetro
'Então Jetro disse: — O que você está fazendo não está certo. Desse jeito você vai ficar cansado demais, e o povo também. Isso é muito trabalho para você fazer sozinho. Agora escute o meu conselho, e Deus o ajudará. Está certo que você represente o povo diante de Deus e também que leve a ele os problemas deles. e escolheu homens capazes entre todos os israelitas. Ele os colocou como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. ' Êxodo 18:17-19,25 NTLH
Clique e assista a palestra no YouTube
O texto bíblico acima relata uma conversa entre dois personagens importantes para história do povo de Israel. Jetro o sacerdote de Midiã (região antiga localizada no noroeste da Arábia), e Moises, que se tornou genro de Jetro quando se casou com Zípora, após fugir do Egito por ter matado um egípcio que estava batendo em um escravo hebreu.
O episódio acontece quando Moisés acampado no deserto após a saída do povo judeu do Egito, recebe a visita de seu sogro Jetro, acompanhado de Zípora e seus dois filhos. Jetro fica sabendo por Moises de tudo o que Deus havia feito através dele, e observa atentamente como o líder do êxodo conduzia o povo.
Moises dedicava o dia todo desde a manhã até a noite julgando todos os tipos questões trazidas pelo povo, com o intuído de solucionar os problemas. Jetro percebeu o imenso trabalho que Moises tinha para atender as inúmeras demandas diárias, e além de alertar seu genro de que isso causaria cansaço a ele e ao povo, fez recomendações importantes de como conduzir o trabalho.
'Moisés aceitou o conselho de Jetro e escolheu homens capazes entre todos os israelitas. Ele os colocou como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Eles sempre julgaram as questões do povo, resolvendo as mais fáceis e trazendo para Moisés as mais difíceis. Então Moisés se despediu de Jetro, e Jetro voltou para casa.' Êxodo 18:24-27 NTLH
Moisés havia realizado um feito memorável para história até os dias de hoje enfrentando o faraó egípcio (detentor de grande poder na época). Conduzindo o povo à saída do Egito, abrindo o mar vermelho, entre outros feitos maravilhosos. Mas ainda assim, teve coragem de ouvir e aprender com as orientações de seu sogro Jetro.
“Deixar de aprender é o início da decadência.”
Pontos importantes para aprender:
1 – Equilíbrio:
Entender que é necessário respeitar o início e término de cada processo, estabelece uma ordem virtuosa em nossas vidas. Somos exigidos diariamente nas áreas, familiar, profissional, emocional, física, espiritual... E saber equilibrar as ações para todas elas, é um grande desafio de homens com propósitos. Esteja sempre pronto para aprender novas formas de equilibro para sua vida.
2 – Fé:
Confiar na orientação de Deus, cria um ambiente favorável de relacionamento e intimidade espiritual, proporcionando uma forte conexão para ouvir e falar com Ele sobre todas as coisas. Isso trará conforto e tranquilidade para tomar decisões.
3 – Gratidão:
O maior sinal de uma pessoa verdadeiramente saudável é a gratidão, ela fornece energia e força, quando praticada e demonstrada de forma genuína em público. Antes de tudo, a gratidão é chave de toda e qualquer grande realização.
4 – Inovação:
Nunca se conforme com suas condições, porque ela aprisionará você no campo da improdutividade. O inconformismo gera sabedoria, e liberta de forma decidida para o novo, produtivo e inovador.
5 – Delegação:
O sentimento de utilidade humana está associado a realização de tarefas. Quando delegamos algo para outras pessoas contribuímos com o reforço positivo da virtude alheia, bem como, devolvemos a nós mesmos a capacidade de encontrar verdadeiras soluções, antes, escondidas no acúmulo de tarefas não realizadas.
6 – Disponibilidade:
Uma virtude importante de homens com propósitos, é ser e estar disponível para grandes realizações, o único tempo que verdadeiramente podemos considerar é o tempo agora, o passado já não está mais disponível e o futuro é incerto, entender a importância de permanecer disponível para as oportunidades do presente, é o segredo das grandes conquistas.
7 – Amor:
Somos completos quando aprendemos amar sem interesse. A decisão de amar estabelece a plenitude e o desfrute dos propósitos de Deus para a vida.
“O que eu sei me trouxe até aqui. E é justamente o que eu ainda não sei que me levará adiante.”
O nível de sucesso raramente excederá o nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é atraído pela pessoa que você se torna!
Aprenda algo novo toda semana em nossos encontros, e seja você também um homem com propósito.
Juntos até o último homem!
टिप्पणियां