Palestra 11 – Mauricio Baniski
A vida do rei Jeoás
'O profeta Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Quando ele estava para morrer, o rei Jeoás foi visitá-lo. Então o abraçou e chorou, dizendo: — Meu pai, meu pai! O senhor foi como um exército para defender Israel! Então Eliseu disse: — Pegue um arco e algumas flechas. Jeoás pegou o arco e as flechas, e Eliseu lhe disse que se preparasse para atirar. E o rei fez o que ele mandava. Aí Eliseu pôs as mãos por cima das mãos do rei e disse: — Abra a janela que dá para o lado da Síria. O rei abriu. Então Eliseu mandou: — Atire a flecha! Assim que o rei atirou, Eliseu disse: — O senhor é a flecha do Senhor Deus; é por meio do senhor que Deus vai conseguir a vitória contra a Síria. O senhor lutará contra os sírios em Afeca até vencê-los. Depois Eliseu disse a Jeoás que pegasse as outras flechas e batesse no chão com elas. O rei bateu três vezes no chão e parou. Eliseu ficou zangado com isso e disse: — O senhor devia ter batido cinco ou seis vezes e assim venceria completamente os sírios; mas agora vai vencê-los só três vezes. ' 2Reis 13:14-19 NTLH
Clique e assista a palestra no YouTube
Eliseu foi um profeta em Israel sucedido após a morte do profeta Elias. Com grande influência no palácio o profeta Eliseu mantinha contato aproximado com o rei de Israel. A história nos conta que quando o profeta estava prestes a morrer, Jeoás o rei de Israel foi visitar Eliseu, que mesmo a beira da morte, aconselhou o rei a respeito da batalha contra a Síria.
Muitas são as metáforas que lemos nos textos bíblicos para grandes feitos, e a orientação de Eliseu para o rei Jeoás é mais uma intrigante metáfora.
O profeta pede para o rei pegar um arco e algumas flechas e se preparar para atirá-las, em seguida com as mãos em cima das mãos do rei, Eliseu manda que o rei atire uma flecha na direção da Síria, e em seguida explica que este ato significava a vitória que Deus daria ao rei, e que o rei era a flecha da vitória. Depois disso o profeta orienta Jeoás que lançasse ao chão as outras flechas, e assim faz por três vezes e para. Muito zangado, Eliseu disse ao rei que a quantidade de flechas lançadas ao chão significava o número de vitorias que Deus daria ao rei sobre os Sírios, e por causa da desobediência ele não venceria mais que três vezes.
É preciso obediência e coragem para atirar as flechas.
Lições importantes, ensina e direciona como atirar suas flechas:
1 – A vida é um campo de batalhas:
Desde a fecundação, batalhamos pelo nosso espaço, vencer não é uma opção, é uma decisão tomada todos os dias, enquanto a probabilidade da vitória for de 1%, decida vencer. O batalhador fica na batalha, mas o vencedor entende que a batalha é apenas um processo para vitória.
2 – Você chegou em um ponto sem retorno:
Um dos grandes desafios de homens com propósitos, é definir onde se quer chegar. Não há outra maneira de alcançar o sucesso pessoal. Quando não se sabe para onde se deve ir, qualquer caminho vai servir. O único tempo que realmente existe é o agora, defina seus objetivos e vá de encontro com eles.
3 – Aproveite ao máximo cada oportunidade:
O maior inimigo de nossas realizações, somo nos mesmos. Muitas vezes queremos resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas. Isso é Loucura! O grande papel e fazer tudo que as possibilidades permitem, e deixe que DEUS cuida dos impossíveis.
4 – Lance todas as suas flechas:
Entenda que as flechas são os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas por cada um de nós, quando não lançamos as flechas, impedimos de atingir o alvo do próprio sucesso.
Enquanto houver vida haverá flechas a serem lançadas.
Lance suas flechas agora! e viva seu propósito.
Participe conosco em nossos encontros semanais e reforce seus princípios, valores, e virtudes de Homens com Propósitos. Juntos até o último homem!
Commentaires